domingo, 17 de julho de 2011

O Verdadeiro Português de Portugal !!!

Porque é que as pessoas dizem antroses em vez de artroses?
Até hoje ainda não consegui perceber porque é que as pessoas dizem antroses em vez de artroses. Tenho 3 possíveis explicações, mas nenhuma convincente:
1º as pessoas que dizem antroses são surdas e não conseguem ouvir o médico a fazer-lhes o diagnóstico;
2º dizem antroses porque esse problema no seu entender se localiza “antre” as pernas;
3º ou, porque gostam mais da palavra antroses e até estiveram para pôr esse nome a um dos seus filhos…sinceramente não percebo.

Também não entendo porque dizem “inducação”, será porque os professores induzem os alunos a fazerem algo ou porque dar inducação resulta melhor do que dar apenas educação…se calhar no primeiro caso são mais severos!

Já que estou a falar de erros na língua portuguesa, ficam a saber (se é que já não sabem), que a língua portuguesa é muito traiçoeira…Por exemplo, há dias ouvi uma senhora idosa a dizer: “tenho ali uma árvore plantada, mas quero ver se a Maria ma muda”, um gajo ouve isto e olha logo a ver se encontra a Maria, é instantâneo…

Aqui há uns tempos ouvi também uma senhora dizer que iria levar o filho ao “perdiata” e sinceramente fiquei na dúvida se tinham aberto uma nova especialidade em medicina, mas depois pensei, sim porque eu também penso (sou o chamado penso rápido), que se calhar vinha da palavra “percisar”…

Nos centros de saúde ouve-se frequentemente a expressão “vou fazer analses”…quem ouvir a expressão pensa em muitas coisas, mas nunca pensa que é tirar sangue para análise…Pensa que o tubo para a análise entra por outro sítio que não as veias!!

Muitos mais exemplos poderiam ser dados, pois Portugal é um baú de relíquias linguísticas, falta encontrar a sua chave e a única chave que as pessoas querem neste momento é a chave do euromilhões!

Beijos e abraços!

1 comentário: